8 de Abril (Jocimar Pereira)

8 de Abril
Dia em que nascí
Neste país varonil

Não sei se sou braços,
Mãos, pés, pernas,
Cabeça ou coração
Só sei que sou parte integrante
Desta maravilhosa nação

Nasci e  cresci formosa
Jamais morrerei
Permanecerei maravilhosa
Robusta, saudável e frondosa

Maravilhosa em meus poetas
Que me cantam em suas canções
Que me eternizam em seus corações
Que me glorificam em canções encantadas
Que me exaltam em suas toadas

Toadas de alegria
E não de tristeza
Que exaltam a minha formosura
E a minha beleza

Coroatá terra linda
Terra de se encantar
Terra robusta terra saudável
Melhor lugar
Onde encontrar?
Só em você Coroatá

Robusta pela firmeza da minha gente
Inteligente, paciente
E acima de tudo competente

Robusta pela força do meu povo
Capaz de morrer
E por mim
Nascer de novo

Terra saudável
Quem te viu doente?
Jamais alguém te verá
És firme, és linda
És maravilhosa, és Coroatá

És encantadora
És guerreira
És da lua o brilhar
És o refletir do sol
És as ondas do mar
És o mundo todo
És simplesmente Coroatá


A nossa terra
De tradição e alegria
Neste lindo dia
Vou te homenagear
Ah! como te amo
Minha terra Coroatá


Frondosa é minha terra
Onde canta o sabiá
Tens ruas de palmeiras
Tens Avenida da Bandeira
Tens folhas e flores por onde quer que eu ande
Tens Rua do Sol, Rua Nova
Tens Tresidela, tens Rua Grande


Tu és tão maravilhosa Coroatá
Que és difícil de escrever,
De falar, de cantar
Só uma divina inspiração
Para poder te exaltar


Massaranduba, Areal, Mocó, Americanos
Aonde vou morar?
Não interessa
Quero estar contigo, Coroatá


Bacabalzinho, Pau de Estopa
Macaúba ou Cajueiro?
Não interessa
Quero estar contigo todo dia
Quero estar contigo o ano inteiro


Te admiro
Pra sempre vou te exaltar
Ah! como te amo
Minha terra Coroatá


Como canta nossa grande poeta
A origem desse lugar
Vem da flor de um espinho
Chamada croatá


Oh! minha terra
De tradição e alegria
Neste lindo dia vou te homenagear
Nesta toada
Eu te canto oh minha amada
Minha querida e encantada
Minha terra Coroatá


Assim diz o poeta
Quando em toada te canta
E se encanta
Contigo Coroatá
Toada feita de coração
Que espalhará teu nome
Por essa grande nação


Princesa do Vale Itapecuru 
Teu calçadão te embeleza
Cidade verde
Suas árvores seus gramados
Dão a ti maior grandeza 
Na tua barragem
Banho igual não há
Só mesmo do alto do morro
Pra ver tua beleza Coroatá


Cidade-luz 
À noite parece dia
A tua catedral com tua praça central
São duas maravilhas
Como é gostoso
Ouvir a bandinha tocar
Uma melodia
Que reflete a harmonia
Do teu povo meu lar


Venha conhecer
Venha se encantar
Venha ver como é tão linda
A nossa Coroatá
Venha conhecer
Venha se encantar
Venha ver como amamos
A nossa Coroatá
Receba minha terra
Mais está homenagem
Do Poeta Jocimar



Esta é mais uma homenagem minha a esta terra maravilhosa. Uma mistura de algumas canções que fiz em homenagem a Coroatá, entre elas "Minha Terra" música gravada pelo Bumba Boi de Coroatá, composição que me enche de orgulho pelo amor que tenho a esta terra e por saber que é uma canção que todos os coroataenses gostam. Fica também um alerta para que neste "8 de abril" possamos refletir nossa querida Coroatá, olhar para um passado distante, olhar para um passado recente e ver o futuro que queremos para Coroatá e tenho certeza que assim como eu, todos chegarão a conclusão que queremos um futuro de prosperidade, paz, amor e muita alegria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parabéns Coroatá!!!!!!!

ITAPECURU: LÁGRIMAS E LENDAS (Jocimar Pereira)