O Poder da Imaginação - Jailson e Maria (Jocimar Pereira)


Vou contar uma estória
Que aconteceu pertinho de nós
É uma estória recente
E  não do tempo de nosso avós
É a estória de Jailson e Maria
Estória de muita alegria
Escute a narração, sinta a minha voz

Jailson de família humilde
Trabalhador de roça, desde jovem homem de coragem
Morava em uma casa de taipa
Ao lado da estrada de rodagem
Certo dia viu uma linda donzela
Uma moça muito bela
Pensou ser uma miragem

Era Maria, aquele encanto
Por quem Jailson se encantou
Moça que jamais algum rapaz
Dela se aproximou
Todos os rapazes admiravam
Mais dela jamais se aproximavam
Porque seu pai nunca deixou

Jailson de imediato
Perguntou a Luzia, sua tia
Quem era aquela moça
Que brilhava como a luz do dia
Sente-se aqui ao meu lado
Vou falar um pouco do passado
O porque que essa moça você não via

Maria é filha daquele fazendeiro
Que mora do outro lado da ponte
Homem bruto e malvado
Ignorância tem aos montes
O filho do Sr. Justino
Tentou fazer nela um carinho
Ele proibiu a família de pegar água na fonte

A fonte fica em suas terras
É o único local que tem água pra beber
Por isso nem se anime com ela
Caso contrário vamos todos morrer
Agua  só daqui e dez léguas
Carregada nos lombos das eguas
Escute sua tia, é melhor ela esquecer

A família do Sr. Justino partiu
Vender suas terras foram obrigados
Noticias dão conta que depois da partida
Alguns dias só os ossos foram achados
Dizem que de sede morreram
Seus corpos os urubus comeram
Outros dizem que foram matados

Por isso meu querido rapaz
Pensar nessa moça jamais
Só assim aqui podermos ficar
Poderemos viver em paz
É melhor de Maria esquecer
É um conselho que dou a você
Não pense nela nunca mais

Mas Jailson estava tão encantado
Que nem a tia ouviu direito
Sentia uma forte pulsação
Querendo arrancar seu coração do peito
Em Maria não deixava de pensar
Teria que alguma forma encontrar
Pra vê-la de novo precisava dar um jeito

Esperou por vários dias
E nada da moça aparecer
Aquela espera era desesperadora
Jailson estava pra enlouquecer
Aflito estava seu coração
E ele não encontrava solução
Para aquele problema resolver

Então Jailson decidiu
E sua tia chamou
Já  com sua bolsa arrumada
Trabalhar naquela fazenda eu vou
E de lá só vou voltar
Depois que com aquela moça falar
Vou atrás de quem me encantou

Por conhecer bem Jailson
Sua tia nem tentou argumentar
Só recomendou muito cuidado
Na hora em que com a moça fosse falar
Sabia que Jailson era homem teimoso
Mas tinha um coração bondoso
E que seu objetivo poderia alcançar

Jailson apesar da luta
Era um rapaz bem parecido
Muito forte e bem alto
Homem de corpo polido
Pensava bem antes de agir
Por isso ela deixou partir
Aquele sobrinho querido

Quando o fazendeiro viu
Aquele rapaz em um bonito cavalo montado
Em sua porta procurando trabalho
Jailson de imediato foi contratado
Aquí tenho muito serviço rapaz
A sorte é que aqui lhe traz
Homem aqui não fica parado

Por muito tempo Jailson trabalhou afastado
Da casa do fazendeiro nem se aproximava
Mas ele esperava ansioso
Sabia que um dia aquele momento chegava
O fazendeiro estava satisfeito
Com o trabalho por ele feito
Mas pra casa dele nunca o convidava

Sempre que podia
Em raras oportunidades
Jailson olhava em volta
Tentando ver aquela beldade
Mas ela nunca aparecia
Trancada parece que vivia
Isso alimentava sua ansiedade

Em uma das raras vezes
Que Jailson ficou na sede em uma tenda
Viu o fazendeiro em desespero
Por causa de uma vaca que na região era lenda
Mimosa estava doente
A vaca era tratada como gente
Era o orgulho da fazenda

A vaca era leiteira
Melhor não existia na região
Diziam até que não tinha vaca igual
Em todo aquele rincão
Jailson sentiu necessidade
De aproveitar aquela oportunidade
E perguntou ao patrão

Qual o problema da vaca?
O que ela sente?
O Sr.sabe o motivo
Que deixou a vaca doente?
Se o senhor deixar eu olhar
Quem sabe eu não possa ajudar
Isso se a vaca não for valente

A vaca se chama mimosa
De valente ela não tem nada
Até em cima dela
Uma pessoa pode ficar deitada
Dou tudo pra alegrar mimosa
Dou tudo por minha vaca famosa
Quero ver mimosa levantada

Pode ir até no curral
E tente minha vaca salvar
Se você curar mimosa
Metade da fazenda vou lhe dar
Metade do que tem dentro dela
Animais, currais e cancela
Pra mimosa levantar

Pra ganhar metade do que você tem
Vou tentar mimosa animar
Mas não se esqueça da sua palavra
Em você vou confiar
Amanhã ao amanhecer
Vá até o curral ver
Mimosa vai levantar

Pode ir meu rapaz
Não temos tempo a perder
Não deixe essa fazenda se acabar
Mimosa não pode morrer
Tudo que tem aqui devo a ela
Casa, gado, porta e tramela
Tente a mimosa a vida devolver

Jailson dirigiu-se ao curral
Sem saber o que fazer
Mas tinha que salvar mimosa
E seu prêmio receber
Quando examinou o animal
Logo percebeu o mal
Que  iria fazer a vaca morrer

Mimosa estava muito triste
O mal do século Jailson diagnosticou
De STRESS estava acometida
O problema Jailson detectou
Pegou um laço bem grosso
Em mimosa amarrou no pescoço
E a vaca logo levantou

Jailson  abriu o curral
E com a vaca passeou a noite inteira
Pelas matas, pelos campos
Pelos pastos, pela capoeira
Mimosa dava berros de felicidade
Sentiu o gosto da liberdade
Viveu presa a vida inteira

Já quase amanhecendo
Mimosa ao curral Jailson devolveu
Mimosa lhe olhava contente
Com um forte berro agradeceu
De tão alto que foi
Levantou da fazenda todos os bois
E o patrão apareceu

Junto com o fazendeiro
Vieram esposa, filha e todos os criados
Jailson não viu mais ninguém
Só pra Maria seus olhos estavam voltados
O Patrão nem percebeu
Ajoelhado a Jailson agradeceu
De alegria tinha os olhos molhados

Como você conseguiu
O que foi que você fez
Mimosa esta alegre
Está feliz outra vez
Muito obrigado rapaz
Não vou esquecer jamais
Só depois de morto talvez

Mimosa precisa de liberdade
Fica todo tempo trancada
Assim como sua filha também
Precisa ser libertada
Um acordo nós dois fizemos
Tudo que você tem dividiremos
Fazenda, gado e morada

Minha palavra dei a você
E ela será mantida
Você  salvou minha vaca
Trouxe ela de volta pra vida
Metade do que tenho llhe darei
Minha palavra cumprirei
Minha promessa será cumprida

Mas uma proposta vou lhe fazer
Essa fazenda é minha paixão
Dividir seria acabar tudo
Seria em meus pés abrir o chão
Quero minha filha libertar
Aceite com ela se casar
E serás o meu patrão

Vejo que você gosta dela
E ela gostou de você
Notei quando vocês se olharam
Que se gostam da pra perceber
Sua será minha moradia
Seremos uma só família
E felizes vamos viver

Jailson a proposta aceitou
Sua tia pra fazenda mandou buscar
Desde a morte de seus pais
Ela teve a missão de lhe criar
Sua família estava completa
Casou-se com uma moça correta
Não tinha do que se reclamar

Pouco tempo depois
O casal de fazendeiros morreu
Jailson tomou conta da fazenda
Tudo agora era seu
A fazenda ficou mais bela
Ele feliz ao lado dela
E foi isso que aconteceu

Essa é a estória de Jailson e Maria
Fruto da minha imaginação
Espero ter usado as palavras certas
Facilitado a interpretação
Vou demorar uns dias a mais
Essa forçou minha mente demais
Pra fazer uma outra publicação

Postagens mais visitadas deste blog

Parabéns Coroatá!!!!!!!

ITAPECURU: LÁGRIMAS E LENDAS (Jocimar Pereira)

8 de Abril (Jocimar Pereira)