Coroatá - Bacurau e Jacaré (Jocimar Pereira)


Quando comecei a entender
Essa tal da política
Ví em mim nascendo
E fui aos poucos desenvolvendo
Uma capacidade crítica

Não no sentido de falar mal
Mas sim no de opinar
E nesses versos eu digo
Tá na hora de mudar o apelido
Dos grupos de Coroatá

Mudar o nome dos grupos
E mudar a situação
E quem tiver no poder
Os problemas resolver
Para o bem da população

Um grupo é Jacaré
E o outro é Bacurau
Quando chega a eleição
Irmão desconhece irmão
E às vezes quebra o pau

Vamos ver a diferença
Que entre os animais há
Mais você não é obrigado
A ficar do meu lado
Se comigo não concordar
 
Começarei pelo Jacaré
Com quem já tive afinidade
Forte, grande e couro grosso
Não gosta de dividir o osso
Tem sua história na cidade

Acho que Jacaré deveria mudar
Porque tem uma boca imensa
Vai comendo todos os peixinhos
No lago quer mandar sozinho
Ouve pouco e muito pensa

O bacurau por sua vez
O olho muito grande tem
E se o problema é na vista
Todo olho grande é egoísta
Não divide com ninguém

Com seu olho de enxerga tudo
Fica tudo a observar
Quando vê uma vantagem
Na calada da noite a visagem
Diz logo venha  pra cá

Jacaré tem casca grossa
E a gente sabe muito bem
A sabedoria popular no ensina
Casca grossa não é gente fina
Não aceita opinião de ninguém

Bacurau só anda à noite
E pra isso é bom atentar
Na escuridão ninguém vê nada
E o bacurau de vista avantajada
Pode bem te enganar

Por isso aqui quero dar
A minha sugestão
Pra ver se a coisa fica diferente
Pra dar um choque na terra da gente
Tirar esses apelidos da população

Porque aqui em nossa terra
Quem não é jacaré é bacurau
Muitos brigam sem dar as mãos
Enquanto  todos são irmãos
E no aperto juntos levam pau

Mas pensando bem
Acho melhor não mudar
Todo gato é ladrão
Esse nome dá não
Fica do jeito que tá

Vamos fazer uma plástica
Nesses dois animais
Diminuir a boca do jacaré
Aumentar o ouvido e o pé
Deixar um bonito rapaz

Pro bacurau vamos importar
Um olho lá do Japão
O olho grande aproveitar
Dentro do corpo implantar
Pra aumentar o coração

Aí vai estar beleza
Tudo vai estar resolvido
Com bacurau ou jacaré
O nosso povo de pé
Alegre e não muito sofrido

Já vou pedindo desculpas
Se alguém se ofender
É só uma poesia
Que fiz sorrindo de alegria
Pra alegrar você

Se você é bacurau
Tem o meu respeito
Da mesma forma que é
Pra você amigo jacaré
Temos Coroatá no peito

Nosso desejo é ver
Nossa cidade de pé
Alegre, forte, um povo feliz
O teu Poeta é quem diz
Com Bacurau ou com Jacaré

Enquanto isso
Todos vão ter que aceitar
Bacurau no poder vai governando
Jacaré, de olho grande, observando
Esperando a oportunidade chegar

Recebendo todos um forte abraço

Do Poeta Jocimar...

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parabéns Coroatá!!!!!!!

ITAPECURU: LÁGRIMAS E LENDAS (Jocimar Pereira)

8 de Abril (Jocimar Pereira)