Tempo Passado (Jocimar Pereira)

Os antigos tinham conhecimento
Os antigos sabiam o que diziam
Os antigos aprendiam com o tempo
Com o tempo eles evoluíam

Hoje tenho um arrependimento
O de não ter assimilado o conhecimento de meus avós
O meu paizinho pai de meu pai conhecia o tempo
Como hoje não conhece nenhum de nós

Sabia em que tempo plantar
Sabia em que tempo colher
Sabia em que tempo secar
Sabia antes da chuva o tempo de chover

Sabia a lua certa pra cultivar
A lua em que a planta iria vingar
Com ele aprendi que o sábado é um dia neutro
Um dia bom para plantar

O Meu paizinho pai de minha mãe
De origem cearense, um pescador
Também aprendeu respeitar a terra
Tornou-se um verdadeiro lavrador

Homem de fé e de bons conselhos
Não sabia ler e nem escrever
Mas conhecia a bíblia como poucos
Assistir a missa, para ele era um dever

Minha mãezinha mãe de meu pai
Convivi por pouco tempo
Pouco me lembro dela
Mas também tinha seus conhecimentos

Minha mãezinha mãe de minha mãe
Conheci bem, era especial
Tinha conhecimentos até de cura
Como nunca se viu igual

Quantas vezes me machuquei
Pra mãezinha corria, eu não esperava
Ela passava a mão e umas palavras que eu não entendia
Em pouco tempo me curava

Um ferimento na perna
Uma íngua na virilha causava
Com uma faca marcava meu pé no chão
E com seus segredos a íngua cortava

Nas suas atitudes de cura
Gestos e palavras usava
Mas não entendia o que dizia
Com a sua fé curava

Pessoas com esses conhecimentos
Nos dias de hoje é difícil encontrar
Mas ainda existem
É só saber procurar

Conhecedores do tempo são raros
Porque o homem o tempo enlouqueceu
Às vezes muita chuva,  as vezes muito sol
O tempo com o tempo se perdeu

Segredos que foram levados
Conhecimentos que não foram transmitidos
Convivi e não aprendi
Hoje estou arrependido

Mas uma coisa me conforta
Esses seres são especiais
Os conhecimentos nascem com eles
E como eles não nascerão mais

Só me resta contar a história
Que eu fui testemunha ocular
E assim como eu tem outros por aí
Com história parecida pra contar

E com saudades só me resta lembrar esse tempo
E guardá-lo dentro do coração
O tempo em que minha vó me livrava
De tomar uma dolorosa injeção

E com saudade só me resta lembrar
O tempo que o tempo levou
O tempo que nunca esquecerei
O tempo do meu avô

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parabéns Coroatá!!!!!!!

ITAPECURU: LÁGRIMAS E LENDAS (Jocimar Pereira)

8 de Abril (Jocimar Pereira)