A observação que inspira (Jocimar Pereira)


Hoje no meu quintal
Um pé de manga a observar
O amarelo ouro no chão
De um tesouro deu a sensação
E o desejo de não ver uma estragar

Perdido em meus pensamentos
Um misto de tristeza e alegria
Aquela fartura no chão
Tristeza no coração
Quanta fome matar podia

Ví no pé de manga um poeta
A sua obra a contemplar
Isso me dava alegria
Por perceber a poesia
Presente naquele lugar

E seguia minha viagem
No universo do mundo tristeza
Quanta manga no chão
E a fome matando irmão
Tirou por um pouco a beleza

E seguia minha viagem
Agora no universo alegria
Ao observar aquele tesouro
Brilhante parecendo ouro
Inspirando, criando poesia

A natureza por si só
É poesia é tesouro
O verde predominante
Vida que segue adiante
Maduro, amarelo, ouro

E segui minha viagem
Quase sem me movimentar
Sentado e contemplando
A natureza observando
O pensamento a inspirar

Perdido no meu pensar
Me encontro no mesmo lugar
O maduro da manga me atraí
Com mais uma fruta que cai
Virei um pouco pra olhar

A manga não cai a toa
O som da pancada no chão
A queda toma sentido
Quando como um animal abatido
Alimenta um camaleão

E sigo tentando finalizar
Aquela contemplação
Mas os neurônios insistentes
Sem dar sossego a mente
Provocam a minha razão

Buscando se conformar
Na resposta buscar entender
O alimentar do camaleão
Faz entender a razão
Na queda da manga o porque

Vida sustentando vida
Vida que morre pra vida nascer
Na queda da manga, a morte
Alimenta o camaleão, a sorte
Na luta do sobreviver

Mas a mente inconformada
Ao ciclo final quer chegar
Porque após a refeição
Daquele belo camaleão
O caroço vai restar

Aquele caroço faz entender
Minha mente se conformar
Mas leva pra outra reflexão
Fazendo entender a razão
Da necessidade do preservar

Aquele caroço abandonado
Sem utilidade aparente
Vai um dia germinar
Uma nova arvore criar
E servir pra alimentar a gente

No dia em que o velho pé de manga
Cansado, idoso tombar
O abandonado caroço morreu
Um novo pé de manga cresceu
E muitos irá alimentar

Pessoas, pássaros, camaleão
Saboreando o fruto gerado
Meu consciente sossegando
A mente vai se acalmando
Por mais esse filho criado

Cada poesia é um filho
Gerado no meu pensar
Fruto da imaginação
Resultado de muita reflexão
Do Poeta Jocimar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parabéns Coroatá!!!!!!!

ITAPECURU: LÁGRIMAS E LENDAS (Jocimar Pereira)

8 de Abril (Jocimar Pereira)