Sem Poesia Que Ser Eu Seria? (Jocimar Pereira)


Hoje parei
Sem intenção de parar
Hoje pensei
Sem querer rimar

Não quero fazer versos
Não quero versar
Não quero ser Poeta
Quero ser Jocimar

Quero ser eu
Um ser sem poesia
Mas sem poesia
Que ser eu seria?

Sem escrever
Sem poesia
Sem ser
Jamais Eu, seria

Que ser seria eu
Sem letras, sem vida
Sem rima
Nau perdida

Nau que se encontra
Na imensidão do mar
Horizonte à frente
Vou navegar

Esse é o sentido
Que a vida me dá
O sonho de ver
Minha poesia embarcar

Mares além
Além de Coroatá
Porque escrevo
Grito sem ecoar

Talvez até valor
Alguém possa valorizar
Poeta precisa morrer
Para eternizar

Quero morrer não
Quero testemunhar
Qual testemunha melhor
Para poder falar?

Se calarem a voz do Poeta
As pedras falarão
Mas poeta é profeta
Não é adivinhão

Por isso o poeta escreve
Desabafa, reclama, recita
Quem quiser escutar
Escute, ouça, reflita

Quantos poetas calados
Talentos emudecidos
Sem caneta ou lápis de cor
Azul, amarelo, esquecidos

Esperando a hora chegar
Talvez esperando morrer
Sua poesia gritar
Para enfim aparecer

Depois de morto o poeta
De que lhe serve o prazer
Sem ouvir o que escreveu
A boca do povo dizer

Poeta quer ser eternizado
Mas quer também viver
Pra ver sua eternidade
Nas palavras que escrever

O mundo vai além
Do que rabisca a caneta
Talvez uma bic azul
Cor amarela ou tinta preta

Se esse poema cair
Pender no esquecimento
Tô conformado, é mais um
Sei que é só um momento

Mas se ele eternizar
E por só um momento não ser
Vou agradecer a caneta
Que me ajudou escrever

Transpôs meu pensamento
Da cabeça pro papel
Arte é isso aí
Um pedacinho do céu

É um milagre acontecendo
Em uma conexão fenomenal
Algo de extraordinário
Grandioso, excomunal

A cabeça pensa
A mão executa
Desenha o pensar
De uma mente oculta

E algo de divino
Que está a acontecer
O Poeta, a caneta, o papel
Lindo de se ver

E o poeta que escreve
Ainda tem a graça de ver
A exteriorizaçao do oculto
Lá do pensamento colher

E fornecer a visão
Uma linda arte rimada
Em forma de rima ou canção
Num branco papel desenhada
Em vida Jocimar deseja ver
Suas simples poesia valorizada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parabéns Coroatá!!!!!!!

ITAPECURU: LÁGRIMAS E LENDAS (Jocimar Pereira)

8 de Abril (Jocimar Pereira)